segunda-feira, 29 de junho de 2009

PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO

PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO


APRESENTAÇÃO


Este projeto é um documento que configura a identidade desta Unidade Escolar com medidas que define os pressupostos, as finalidades educativas e as diretrizes gerais da proposta pedagógica da instituição.
Na verdade, o Projeto Político Pedagógico foi visto com ações plenamente identificáveis, para se atingir os objetivos preestabelecidos. É a projeção do desejo de criatividade, qualidade e integração das coisas, das pessoas com toda a experiência e prontas para uma grande realização.
Este documento é a concretização de um conceito que busca a realidade tendo como base o que temos. Ele contém os fundamentos e princípios que garantirá a Escola Municipal Modelo “14 de Maio”, a identidade que pretendemos consolidar em nossa prática pedagógica.
Eis o grande desafio deste Projeto à educação de uma comunidade heterogênea que busca a escola como meio de ascensão social e cultural.



1 – Identificação da Unidade Escolar

1.1 – Escola Municipal Modelo “14 de Maio”.

1.2 – Endereço:
Rua 30, nº 341.
Bairro Centro
CEP: 75.560.000
Cachoeira Dourada – GO

1.3 – Órgão Mantenedor:
Prefeitura Municipal de Cachoeira Dourada – GO
Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.

1.4 – Secretaria Municipal de Educação
· Serviços fornecidos pela escola: merenda escolar, tratamento odontológico (externo), psicólogo e fonoaudiólogo.
· Recursos Financeiros: PDDE (anualmente), Eventos (festa Junina, almoços, bingos, outros eventos).

1.5 – Aspectos legais de sua criação
A criação da escola foi regulamentada no mês de outubro de 1968, com o nome de Grupo Escolar José de Paiva. Em 07 de fevereiro de 1975, passou a ser denominada Escola Municipal do 1º Grau “Papa João XXIII”, com a lei 260/75.
No dia 21 de fevereiro a então escola, passou a ser denominada Colégio Modelo “14 de Maio”, amparada pela resolução de autorização de nº 024/85 pelo CEE, devido a implantação do Curso Habilitação de Magistério para o 1º Grau, sendo este curso extinto em 1999.

1.6 – Departamentos que funcionam na escola:
· Direção
· Secretaria
· Biblioteca
· Cantina
· Almoxarifado
· Sala de Vídeo
· Coordenação Pedagógica
· Salas de aula
· Sala dos professores
· Sala de Recurso
· Laboratório de Informática
· Parque Infantil
· Brinquedoteca


1.7 – Órgão de Representação Comunitária:

Conselho Escolar
O Conselho Escolar, com personalidade jurídica, é um órgão de deliberação coletiva, sem fins lucrativos, de duração indeterminada e vinculado à Secretaria Municipal de Educação.
Todos os segmentos da Comunidade Escolar terão representatividade no Conselho Escolar, através de eleição secreta ou por aclamação.
Considera-se Comunidade Escolar o conjunto formado por alunos, professores, pessoal técnico e administrativo, pais, mães ou responsáveis legais, pelo alunos matriculados freqüentes.

O Conselho Escolar visa ao desenvolvimento das atividades de ensino, dentro do espírito democrático, assegurando a participação dos segmentos da Comunidade Escolar na discussão das questões pedagógico-administrativo-financeiras.
O Conselho Escolar é um órgão representativo de toda a Comunidade Escolar, tendo por objetivos:

· Promover entrosamento da Escola com a comunidade;
· Participar das decisões sobre o funcionamento da Escola;
· Participar do Planejamento Curricular a fim de garantir conteúdos que atendam aos anseios da comunidade e respeitem suas raízes culturais;
· Dialogar com a Secretaria Municipal de Educação e com a comunidade, buscando apóio para o bom andamento das atividades educacionais;
· Supervisionar e colaborar com funcionários administrativos, professores, alunos, Diretor e demais responsáveis pela Escola, no cumprimento de seus deveres para com a educação;
· Incentivar e participar das comemorações e demais acontecimentos cívicos e culturais;
· Conhecer e observar as normas do Regimento Escolar, propor alterações e encaminhá-las à respectiva Unidade Regional de Ensino.


1.8 –
Recursos Financeiros

Uma vez por ano a Escola recebe a verba do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), que é destinada a compra de materiais permanentes e de consumo. Também contamos com recursos extras de eventos tais como: Festa Junina, almoços beneficentes, bingos e outros eventos.


2 – Justificativa

A educação é prioridade de todos os seres humanos, por isso, precisamos estabelecer metas para serem cumpridas a um espaço de curto, médio e longo prazo, onde a escola acompanhe de forma gradativa as verdadeiras necessidades da comunidade escolar.
Para que a escola alcance esses objetivos, vale ressaltar a importância de que o corpo docente faça adequações necessárias para que seus alunos sejam capazes de aprender e serem conscientes de seus direitos e deveres, de liberdade e igualdade.
Coerentes com as estratégias previstas na referida LDB, a instituição educacional tem como meta prioritária o desenvolvimento global do aluno, e para que isso ocorra, faz-se necessária a integração entre educação – cultura que não se restrinja às elucubrações teóricas, mas que se concretize numa escola, na qual a comunidade em que está inserida, seja capaz de formar uma sociedade mais justa e preparada para promover mudanças.
Diante da oportunidade oferecida para Lei 9394/96, onde cada escola pode organizar seu sistema de ensino de modo que atenda às necessidades e possibilidades, organizamos nossa Proposta Pedagógica que tem com seu maior objetivo a formação do “Homem” exercendo em sua plenitude o direito à cidadania e explorando as suas potencialidades.


3– Descrição da Realidade

Pontos fortes da Escola

- Informatização da escola/Internet;
- Regimento Escolar;
- Envolvimento da equipe docente nos projetos da escola e da SME.
- Equipe docente qualificada;
- Bom relacionamento humano, etc;
- Apoio Pedagógico;
- Liderança forte;
- Experiência acumulada;
- A escola é bem vista pela comunidade;
- A escola possui um bom sistema de informações gerenciais;

Pontos fracos da Escola

- Baixa participação dos pais nos momentos relevantes para o sucesso escolar dos filhos;
- Evasão no período noturno;
- Alunos usuários de drogas;
- Acompanhamento deficiente dos alunos com necessidades especiais (falta pessoas qualificadas);
- Falta refeitório;
- Falta espaço de recreação, continua em péssimo estado;
- Indisciplina envolvendo relacionamento entre corpo docente e discente;

Problemas que devem ser atacados prioritariamente

- Prevenção ao uso de drogas;
- Diminuir o índice de reprovação no Ensino Fundamental;
- Formação Continuada para professores da Educação Infantil e 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental;
- Diagnóstico no Ensino Fundamental;
- Fortalecer a relação entre escola/família;
- Fortalecer o ensino inclusivo;
- Projetos de intervenção (para garantir o ensino aprendizagem de qualidade);
- Reavaliar o sistema avaliativo (para avaliar com objetivo voltado para ação-reflexão-ação, para garantir um processo avaliativo justo).

3.1 – Histórico

Fundada através do Sub-Prefeito Damião Góis de Medeiros (Galego), quando percebeu a necessidade de mais uma escola pública no então distrito. Começou a idealizar tal projeto, passando as mãos do atual prefeito da época (Modesto de Carvalho) onde deu o inicio a historia de nossa escola. Foi construído sob o convenio da prefeitura de Itumbiara e MEC-PNE, na gestão do prefeito Sebastião Xavier Júnior. Nesse período Cachoeira Dourada era distrito de Itumbiara, tendo como sub-prefeito o Sr. Damião Góis de Medeiros. Tudo se iniciou no mês de outubro de 1968 dando assim a 1ª etapa com o nome Grupo Escolar José de Paiva situado à rua 30 nº 341, que foi composto por 1 pavilhão com 4 salas, cantina, secretaria e duas pequenas privadas, só havia até 4ª série primária. No ano de 1975 fica denominado que a então Escola Municipal de 1º Grau José de Paiva. No decorrer dos anos houve a necessidade de construir novos pavilhões para receberem novas turmas e uma maior graduação escolar que seria de 5ª a 8ª séries. Isso foi o início das grandes transformações e melhorias de nossa escola. Tempos depois a escola recebeu seu segundo nome: Escola Municipal Papa João XXIII, ainda pertencendo a Itumbiara. Em 1983 com a emancipação do município, a escola mudou novamente de nome, agora homenageia a data de emancipação da cidade, passando desde então a se chamar Escola Municipal Modelo “14 de Maio”.

Várias pessoas passaram pela direção, são elas:
· Valzeni Moras Píneto – 1970 a 1973.
· Celeste Maria Soares Mussel – 1974 a 1975.
· Nilza Oliveira Costa – 1976 a 1980.
· Divina Fátima Costa – 1981 a 1982.
· Lucy Ferreira de Menezes Custódio – 1983.
· Vera Iolanda Ramos – 1984 a 1987 (2º Semestre 1992).
· Alzita Maria Almeida Pereira – 1988 a 1990.
· Sirlene Rodrigues Garcez – 1991 a 1993 (1º Semestre 1994).
· Evalda Rodrigues Costa – 1994 a 1997.
· Shirley Antonia Ferreira – 1998 (1º Semestre 1992).
· Albatênio de Oliveira – 1999 a 2000.
· Maria José de Lima – 2001 a 2004.
· Albatênio de Oliveira – 2005.
· Márcia Aparecida Nunes Rodrigues – 2006.
· Pauliana Borges de Faria Santos – 2006 a 2008.
· Maria José de Lima – 2009.

Hoje nossa escola comporta aproximadamente 616 alunos, 81 funcionários (sendo 34 professores regentes, 06 auxiliares de ensino e 02 professoras de recurso), é assistida pela atual administração do Prefeito Robson Lima e a Secretária da Educação Sirlene Rodrigues Garcez. Seus trabalhos prosseguem sob a gestão da Srª. Maria José de Lima.
Nossa escola possui quadra poliesportiva, biblioteca, laboratório de informática com 14 computadores para alunos e professores trabalharem com projetos e pesquisas, com acesso a Internet, cantina com fogões semi-industrial e professores habilitados a exercerem suas funções profissionais nas áreas de ensino, ultrapassando dos seus limites maternais.
Atualmente ministra creche, cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental de 1ª a 9ª Ano e Curso Educação de Jovens e Adultos – 1ª Etapa (1º ao 4º 1º ao 4º Semestre) e 2ª etapa (1º ao 6º Semestre). A Escola Municipal Modelo “14 de Maio” também passou a ser uma escola inclusiva oficialmente desde o ano de 2002, embora já atendesse alunos com necessidades especiais, contamos com atendimento psicológico, tecnológico, dentário (fora da escola) e poliesportiva.
Atualmente se percebe um ponto importante no desenvolvimento da educação praticada nesta escola: a equidade, isto é, aqui se busca propiciar as condições de acesso, permanência e sucesso do processo educacional.
Está em nossas mãos, educadores, pais e outras pessoas da sociedade de hoje, estabelecer uma nova forma de vida inspirada em uma cultura de paz, amor, cooperação, disciplina, justiça, esperança, lealdade, otimismo, comprometimento e sucesso.


3.2 – Aspectos Físicos

A Escola Municipal Modelo “14 de Maio” ocupa uma área total de 7.201m2,, sendo uma área construída de 1.937,5m2 e uma área livre de 5.263,5 m2.. Está distribuída entre 03 pavilhões: 18 salas de aulas, sala de direção, coordenação e sala de professores, biblioteca, secretaria, banheiros masculino e feminino, depósito, cantina, sala de vídeo, sala de recurso, parque infantil e brinquedoteca.
Temos ainda o laboratório de informática com 05 (cinco) aparelhos de som, 01 (um) DVD, 03 (três) vídeo-cassete, 03 (três) televisores, 01 (um) projetor de slide, 02 (dois) retro-projetores, 02 (duas) caixas acústicas, 02 (dois) microfones, 14 (quatorze) computadores, 01 (um) câmera digital, 01 (um) Datashow e acesso a internet.
A Quadra de Esportes coberta com 614,6 m² e 8 metros de altura. Possui um palco de 8 metros de comprimento 3,87 de largura e 90 Cm. de altura, é fechada nas laterais até uma altura de 4 metros.
Na quadra de esportes são realizadas também atividades como: dança, teatro, apresentações de modo geral. As atividades desportivas mais freqüentes são: capoeira, futsal, queimada, vôlei, handball e atividades de recreação para Educação Infantil. O espaço físico não é adequado para atender todas as atividades diárias, devido ao número de turmas, ás vezes é necessário fazer revezamento de horários e até atender duas turmas no mesmo espaço. Os demais eventos como formaturas nem sempre podem ser realizadas na quadra, pois devido as laterais não serem fechadas até a cobertura, enfrentamos transtornos nos períodos chuvosos.

3.3 – Missão da Escola

Contribuir para constante melhoria das condições educacionais da população, visando assegurar uma educação de qualidade aos nossos alunos num ambiente criativo, inovador e de respeito ao próximo.

3.4 – Objetivo Geral da Escola

- Elevar o desempenho acadêmico dos alunos;
- Fortalecer a participação dos pais na escola;
- Dinamizar a gestão escolar.

4 – Plano de Ação

Metas
Ações
a) Envolver os pais nas atividades realizadas na escola;
· Promover gincanas culturais e esportivas;
· Realizar palestras envolvendo os temas: drogas, DSTS, segurança, doenças epidemiológicas;
· Projetos de ensino envolvendo os pais;
· Realizar exposições das atividades realizadas com os alunos, em reuniões e nos conselhos de classe.

b) Incentivar o resgate dos valores morais;
· Promover momentos de reflexão no LIE, tendo como apoio os equipamentos tecnológicos;
· Trabalhar com filmes e músicas que desperte o respeito mútuo;
· Promover trabalhos de campos, que evidencie as consequências de atitudes indisciplinadas e/ou infracionárias;
· Solicitar junto a SME apoio para a conclusão das ações;
· Convidar pessoas da comunidade para dar depoimentos e testemunho de vida.

c) Elevar a qualidade do ensino aprendizagem;
· Realizar projetos envolvendo as datas cívicas e comemorativas, com temas de acontecimentos emergenciais conforme a necessidade do momento;
· Solicitar apoio a SME de cursos e oficinas pedagógicas de aprimoramentos e capacitação ao corpo docente;
· Promover gincanas na área de matemática;
· Participar dos programas direcionados pelo MEC;
· Promover grupos de estudo com o corpo docente;
· Envolver professores e alunos em atividades culturais extra às atividades de rotina escolar;
· Realizar diagnósticos e análises de dados do desempenho acadêmico;
· Promover projetos de leitura, escrita e cálculos;
· Solicitar apoio junto a SME, curso de aprimoramento no atendimento aos alunos com necessidades especiais.

d) Assegurar o cumprimento da Resolução 194/05;
· Promover estudo da Lei 194/05;
· Aplicar corretamente o sistema de avaliação;
· Informar os pais ou responsável, o método de avaliação que será aplicado em cada bimestre;
· Realizar o Conselho de Classe em conformidade com a Resolução 194/05.

e) Trabalhar com toda a comunidade escolar conceitos de respeito. disciplina, responsabilidade, ética, amor ao próximo e outros;
· Abordar os temas transversais;
· Promover momentos de reflexão e palestras educativas que possam contribuir com a conscientização da comunidade escolar;
· Aplicar dinâmicas de grupo;
· Utilizar vídeos;
· Desenvolver projetos relacionados à ética, disciplina, responsabilidade e respeito mútuo.

f) Promover eventos educativos e recreativos;
· Promoção de eventos educativos por ocasião de datas cívicas e comemorativas relacionados ao: Meio Ambiente, Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Dia do Estudante, Independência do Brasil, Dia das Crianças, Aniversário de Cachoeira Dourada, Dia dos Professores, Natal; através de: Teatros, Excursões Culturais, Gincanas, Olimpíadas, Feira Cultural, Mostra Científica e Folclórica, Comemorações e Exposições de trabalhos em todas as áreas do conhecimento.

g) Projetos que serão desenvolvidos na escola;
· Projeto: Rio Paranaíba
- Conscientizar a comunidade escolar e local para a necessidade da sua recuperação e preservação.

· Projeto: Aniversário da Cidade
- Desenvolver o espírito cívico (cidadania);
- Estimular o interesse pela história da cidade;
- Perceber as mudanças ocorridas na cidade através dos tempos;
- Reconhecer os espaços físicos e limites de sua cidade;
- Representar espaços físicos através de mapas e maquetes;
- Desenvolver a criação e a criatividade.

· Projeto: Meio Ambiente
- Compreender a necessidade e dominar alguns procedimentos de conservação e manejo dos recursos naturais com os quais interagem, aplicando-os no dia-a-dia.
· Projeto: Festa Junina
- Distinguir as diferenças dos costumes das festas juninas no Brasil e no mundo;
- Resgate a memória desta festa;
- Valorizar as tradições folclóricas;
- Desenvolver o gosto pelas poesias e músicas;
- Incentivar o gosto da música junina.

· Projeto: Folclore
- Resgatar as tradições brasileiras relacionadas ao nosso Folclore;
- Repassar valores culturais;
- Estimular ritmo.

· Projeto: Criança
- Conhecer e comparar brinquedos e brincadeiras de crianças do campo e da cidade;
- Valorizar a criança;
- Estimular a auto-estima;
- Evidenciar direitos e deveres da criança;
- Estimular a comemoração do “Dia das Crianças”;
- Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e a corporal, a coordenação motora fina e grossa, a percepção auditiva e visual da criança.

· Projeto: Professor
- Conscientizar e valorizar o profissional da Educação;
- Ética.

· Projeto: Natal em Família
- Promover o resgate dos valores e hábitos da vida em família para uma sociedade mais justa.
- Sensibilizar nos alunos a solidariedade, promovendo um momento de reflexão para a cidadania.

h) Conselho de Classe;
· Cumprimento das normas estabelecidas pelo Conselho Municipal da Educação observando a realidade da Unidade de Ensino/De acordo com a Resolução 194/05.

i) Educação Inclusiva;
· Promover palestra com os profissionais da educação para estudo e abordagem de temas relacionados à Educação Inclusiva.
· Realizar momentos de estudo juntamente com a família, equipe da escola e profissionais especializados para envolvimento de todos no processo ensino-aprendizagem.
· Momentos de estudo para a discussão das ações em conjunto para melhorar envolvimento com os alunos inclusos.


5 – Avaliação do Projeto

Este é um Projeto que não se encerra aqui. É preciso ser analisado, discutido e aperfeiçoado anualmente ou sempre que necessário. O que se pensa e se quer é construir e manter uma escola de qualidade, (um centro de informações e oficinas de aprendizagem) inserida nos novos tempos, e que aponte para a reflexão constante do conceito de educação, que esteja sempre conectada com a sociedade, consciente de seus desafios, formadora de alunos capazes de aprender e conscientes de seus direitos e deveres, de liberdade e de igualdade perante a sociedade.
O Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Modelo “14 de Maio”, assume internamente um compromisso com a conscientização, transformação sócio-cultural da comunidade, concordando com o fato de que a educação é prioridade e que a diversidade regional não se configura como barreira para as propostas e ações pedagógicas inovadoras sirvam de norte para a prática educativa.

19 comentários:

  1. Sou de Ipixuna do Pará e gostei da estrutura do PPP da Escola "14 de Maio". Tem muito haver com a escola em que trabalho.

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  2. Sou de Moju no Pará a estrutura do PPP esta muito boa pois define muito bem o que se propôem.

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  3. Ana Maria.Sou de Ponta de Pedras no Pará e constatei que a estrutura do ppp, é sintetizada, mais o mesmo possui um conteúdo consistente. Parabenizo todos os segmentos escolares que fizeram parte da elaboração do projeto.
    Adorei.

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  4. Sou de Tabuleiro do Norte/ceará e gostei muito da estrutura desse ppp,pois define tudo que se propõe a realizar numa escola. Parabenizo a todos que fizeram parte da elaboração desse projeto.

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  5. Sou de Santo Antônio do Salto da Onça/RN , O PPP tem tudo haver com a escola em que trabalho. Parabéns, Parabéns.

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  6. sou de Jaguaribe/Ce,o PPP está sucinto e explicativo,diferente de muitos que tem páginas e mais páginas que muitos profissionais nunca irão ler.Parabéns por esse modelo.

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  7. estamos construindo nosso ppp e gostamos do modelo de vocês. Parabens ! Escolas municipais de Mauriti- CE.

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  8. olá sou de capanema pará, adorei a estrutura do ppp é diferente e demonstra bastante profissionalismo e companheirismo parabéns.

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  9. olá!! sou de Santarem novo/ Pará, esse modelo é diferente dos demais que já vi, portanto estou confiante qe podemos apostar nesse perfil de PPP, assim podemos nortear o rumo de nossa escola no caminho certo. Parabéns por nós ajudar a criar novos rumos de trabalhos. abraços

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  10. parabéns, amei,estava a procura de uma luz e encontrei uma florescente . VALEUUU...
    Sou de Guaraciaba do Norte no CEARÁ.

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  11. sou de Bodó/RN,adorei a estrutura do ppp diferente de muitos que tem muitas informações e que na prática não funciona.

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  12. Ola poosso saber si esse PPP e de 2011??
    pq estou precisando de um PPP de 2011 se vc poder si dipor

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  13. Clemilda disse:PPP escolar bem elaborado, a escola está de parabéns a história é bem idêntica a nossa.Esperança Pb

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  14. Gostei do seu projeto e com base nele gostaria de saber se posso usa-lo como refernciapara modificação do pppda minha escola.Responda no meu email.

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  15. Esse modelo me ajudou muito a fazer um trabalho acadêmico de qualidade, pois me direcionou o rumo a ser tomado em como construir um projeto politico pedagógico.
    Espero que a escola tenha superado a dificuldade com as drogas, pois infelizmente essa é a maior doença e a luta contra ela é inglória e sem esperança.

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  16. sinto saudades daepoca em que eu estudava no colegio modelo.

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  17. Parabens, gostei muito desse ppp,que a referida escola continue assim e alcance seus objetivos.

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  18. Gostei do modelo PPP quero saber se posso usá-lo como referencia, na escola onde trabalho estamos atualizando o nosso

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